solidariedade

Jovem de Unistalda luta contra tipo raro de câncer e precisa de doações


Foto: arquivo pessoal

A solidariedade está mobilizando todo o pequeno município de Unistalda em torno de uma causa nobre. Eventos beneficentes e uma vaquinha online organizados pela população buscam ajudar o jovem Matheus Oliveira da Costa, de 20 anos, que luta contra um tipo raro de câncer descrito como Linfoma de Células T Periférico. Após cerca de dois anos de tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), a esperança de cura do jovem está em um hospital no Paraná.

DOIS ANOS DE TRATAMENTO
Ele foi diagnosticado em 2017, quando cursava Matemática no Instituto Federal Farroupilha em Alegrete. Devido ao problema, ele teve que abandonar o curso. A primeira reação aos tratamentos foi boa, e ele pôde prestar um concurso público em São Vicente do Sul, no qual passou. Mas, seis meses depois, a doença voltou e, novamente, Matheus teve que abandonar o trabalho. Agora, o tratamento quimioterápico feito no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) se tornou ineficaz e Matheus foi encaminhado para Curitiba, no Paraná, em busca de mais tecnologia para o tratamento. A família está em viagem para a capital paranaense e a primeira consulta de Matheus será nesta sexta-feira.

VÍDEO: conheça um dos jurados técnicos do BaitaChef de 2019

Como Matheus tem outros cinco irmãos e vem de uma família humilde, não tem condições de arcar com despesas de transporte, hospedagem e tratamentos.

- O meu pai é pedreiro, nossa condição é bem limitada. Eu e o Matheus temos mais quatro irmãos, e minha mãe não trabalha fora pois cuida dos irmãos mais novos. Enquanto o tratamento era em Santa Maria, sempre era uma coisa mais fácil, a Prefeitura ajudava. Com essa mudança brusca, ficou mais difícil - conta Lucas Oliveira, irmão de Matheus.

Diversas pessoas já se dispuseram a ajudar. Um deles é o ex-colega de Ensino Médio Rélerson Zanela, que organizou uma vaquinha online. Criada na quarta-feira, em menos de 24 horas a iniciativa já arrecadou mais de R$ 4 mil. 

Abono salarial do PIS/Pasep começa a ser pago hoje

- Ele é um piá muito amigo, inteligente, dedicado. Era daqueles alunos que estão na frente dos outros, sempre estudando muito - conta o amigo.

Rélerson relata que, quando a história ficou conhecida na cidade, muitas pessoas passaram a auxiliar. No próximo sábado, às 19h, no CTG Querência do Pau Ferro, em Unistalda, acontece um risoto beneficente. Toda a renda arrecadada será revertida para o tratamento do jovem. Doações estão sendo recebidas também de cidades próximas. Outros eventos, como um bingo, também devem ser organizados futuramente.

Segundo conhecidos, Matheus sempre foi uma pessoa batalhadora. Ele costumava fazer bolos para vender e auxiliar na renda da família e nas viagens para os tratamentos em Santa Maria.

Escola é parcialmente destelhada, e água infiltra salas de aula

- Nunca vamos desistir. Ele está muito feliz com toda essa ajuda. Jamais imaginávamos essa repercussão. Ele sempre enfrentou essa doença, nunca ficou para baixo, nunca desistiu, sempre de cabeça erguida. Ele está se sentindo abraçado com a solidariedade. É uma coisa assim, que não tem como explicar em palavras - relata Lucas.

Doações podem ser feitas online na vaquinha virtual. Contribuições para o risoto também podem ser feitas em Unistalda. Mais formas de ajuda serão divulgadas nos próximos dias.

*colaborou Felipe Backes



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

53 vagas de emprego para sexta-feira em Santa Maria Anterior

53 vagas de emprego para sexta-feira em Santa Maria

Túmulo do Cemitério Ecumênico Municipal é violado nesta quinta-feira Próximo

Túmulo do Cemitério Ecumênico Municipal é violado nesta quinta-feira

Geral